TSD – Tempo Sozinho com Deus
Por Presbítero da Igreja Assembleia de Deus, Ercio Albarado
O TEMOR COM OBEDIÊNCIA PROMOVE A PROVIDÊNCIA DE DEUS
TEXTO : GENESES 22: 10-18[12] versículo chave
E estendeu Abraão a sua mão, e tomou o cutelo para imolar o seu filho; 11. Mas o anjo do SENHOR lhe bradou desde os céus, e disse: Abraão, Abraão! E ele disse: Eis-me aqui. 12. Então disse: Não estendas a tua mão sobre o moço, e não lhe faças nada; porquanto agora sei que temes a Deus, e não me negaste o teu filho, o teu único filho. 13. Então levantou Abraão os seus olhos e olhou; e eis um carneiro detrás dele, travado pelos seus chifres, num mato; e foi Abraão, e tomou o carneiro, e ofereceu-o em holocausto, em lugar de seu filho. 14. E chamou Abraão o nome daquele lugar: o SENHOR PROVERÁ; donde se diz até ao dia de hoje: No monte do SENHOR se proverá. 15. Então o anjo do SENHOR bradou a Abraão pela segunda vez desde os céus, 16. E disse: Por mim mesmo jurei, diz o SENHOR: Porquanto fizeste esta ação, e não me negaste o teu filho, o teu único filho, 17. Que deveras te abençoarei, e grandissimamente multiplicarei a tua descendência como as estrelas dos céus, e como a areia que está na praia do mar; e a tua descendência possuirá a porta dos seus inimigos; 18. E em tua descendência serão benditas todas as nações da terra; porquanto obedeceste à minha voz.
INTRODUÇÃO: temos esse grande exemplo de temor a Deus com obediência ,e não é um exemplo de obediência qualquer pois qual dentre nós hoje em dia teria a coragem de sacrificar em temor e obediência o seu próprio filho em holocausto para Deus .isso mostra a qualidade da fé de Abraão em confiar na decisão de Deus ,mesmo diante de algo tão difícil.
[1] NO MOMENTO CERTO DEUS POR CONTA DO TEMOR COM OBEDIÊNCIA BRADA DOS CÉUS:
v.10-12
A= Deus sempre permiti que o crente e pelo teste do temor com obediência para depois agir com providencia.
B= no momento certo Deus entra com providência quando ele vê que o crente não nega fazer um sacrifício doloroso e dificílimo ,com temor e obediência.
C= Abraão não se negou a sacrificar o seu próprio em temor e obediência a Deus como holocausto e Deus no momento certo bradou dos céus.
[2] QUANDO TEMEMOS E OBEDECEMOS A DEUS SÔMOS SURPREENDIDOS COM A SUA PROVIDÊNCIA:
v.14-13
A= Abraão estava decido a sacrificar o seu único filho como holocausto a Deus que nem se deu o trabalho de clamar a Deus por outro holocausto.
B= Abraão estava ligado totalmente em ouvir a voz de Deus ,e nem se deu conta que Deus já tinha providenciado um outro holocausto e estava bem ali pertinho a traz dele.
C= muitas das vezes o crente está tão envolvido em temor e obediência a Deus que é surpreendido com a providência de Deus em seu favor.
[3] O TEMOR COM OBEDIÊNCIA FAZ DEUS BRADAR DOS CÉUS MUITAS VEZES :
v.15-18 A= o temor com obediência de Abraão fez com que Deus bradasse dos céus pela segunda vez devido a qualidade da fé de Abraão.
B= A primeira vez que Deus bradou dos céus foi para providenciar o necessário para Abraão e a segunda vez foi para fazer uma aliança com promessas.
C= quando obedecemos a voz do senhor Deus com temor e obediência Ele brada dos céus quantas vezes for preciso para entrar com providência.
=CONCLUSÃO= O temor com obediência e a chave das providências de Deus.
Confira a seguir a mensagem na íntegra:
O Impacto